September 16, 2011

Alone

Por mais que o olhar fetichista sempre seja atraído ao seu objeto de desejo, isso não significa deixar de lado o senso crítico. O horror tailandês Alone (que, no Brasil, ganhou o título enganoso de "Espíritos 2", apesar de NÃO ser uma continuação de Shutter, apenas foi dirigido pelos mesmos diretores: Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom) é um dos filmes mais decepcionantes da safra de terror oriental que aportou no ocidente no começo do século XXI. Cheio de sustos falsos e uma reviravolta ridícula no final, o filme mais parece um terror americano com atores da Tailândia, com pouquíssimas das características ímpares que tornaram filmes como Ringu, Ju-On, A Tale of Two Sisters e The Eye pequenas obras-primas. Ainda assim, uma trama que envolve irmãs siamesas não poderia ficar de fora de um blog sobre togetherness, embora seja decepcionante até nesse aspecto. Consigo imaginar cenas muito mais exóticas e sinistras com essa idéia de uma garota incapaz de se livrar de uma siamesa fantasma (uau!), mas o que o filme nos oferece é só um monte de "Buu!!". Salva-se apenas a excelente campanha de marketing (que, na época, me fez aguardar essa bomba ansiosamente) e o vídeo que editei apenas com os flashbacks que narram a vida das gêmeas enquanto ainda estavam grudadas.





2 comments:

  1. O curioso é que a Tailândia é a "pátria" dos siameses. Siamês, vem de Sião, antigo nome da Tailândia. Os primeiros gêmeos grudados conhecidos eram de lá.

    ReplyDelete
    Replies
    1. De fato... não por acaso as gêmeas do filme são unidas exatamente da mesma forma que Chang e Eng: pelo apêndice xifóide. O que as classifica como irmãs xifópagas. Certamente a referência foi intencional por parte dos diretores, pena que não torna o filme melhor.

      Sobre xifopagia, vale indicar esse outro post: http://togethernessfetish.blogspot.com/2011/11/xifopagia.html

      Delete

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...